sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Petição publicidade Evax

Às vezes é perigoso deixar-me em frente a um computador. Gosto desta coisa da internet, da liberdade de expressão, de poder chegar a várias pessoas. E como estava farta de trabalhar, lembrei-me desta. Uma petição contra os anúncios parvos da Evax. Estou divertidíssima. E vocês, estão comigo?


To: Arbora & Ausonia

Petição para a alteração da publicidade Evax
(também conhecida como “petição do vamos acabar com a senhora de vermelho que diz ‘olá, eu sou o teu período’”)

Começa esta petição por destacar o devido valor ao facto de que a Arbora & Ausonia, com a marca Evax, deixou o seu cunho no mundo publicitário ao ser a primeira a mostrar pensos higiénicos nos seus anúncios. Foi muito inovador. Embora não se saiba muito bem até que ponto terá sido exactamente produtivo. Mas foi, com efeito, inovador.

Prossegue-se com as mensagens das campanhas propriamente ditas. Entende-se que as ideias dos anúncios recaem em conceitos como o ser-se diferente, optimista, activo, criativo, original, jovem e divertido, mas não se percebe como é que céus azuis, nuvens, flores, cores tão garridas que cegam uma pessoa, mulheres a fazerem figuras parvas com jogos e danças que não cabem na cabeça de ninguém, e tartarugas com mensagens na carapaça a dizer “estoy perdida”, poderão alguma vez transmitir tais conceitos.

Às imagens berrantes juntam-se ainda as palavras, escolhidas à medida, e que resultam em campanhas como:

- “um mundo onde não odor à música te acompanha, com não odor à inocência, não odor à neve”
( isto faz sentido para alguém?)

- “a que cheiram os sonhos, a que cheira o riso, a música, ou uma nuvem”
(já todos percebemos que a questão se prende muito com os odores, e se há coisa interessante para divulgar ao público, é que as mulheres precisam de algo que “neutralize os odores” mais íntimos. Bonito. Muito agradável)

- “Se tu quiseres, Hoje pode ser mais divertido do que Hoje.”
(ah, agora é que ficámos mesmo esclarecidos!)

- "Para o slogan da Evax tivemos de chamar as irmãs 'muito'" – campanha Evax&Go
(pois, e se chamassem antes as irmãs “Muito” e “Parvas”? É que a ideia é que a manas se dirijam à sede central do slogan da Evax, que consiste numa ilha cheia de mulheres e extra-terrestres estranhos a abaná-las com folhas de palmeiras. Tudo perfeitamente lógico, portanto)

Estes são alguns exemplos, mas existem muitos mais. Mulheres vestidas de encarnado sobre pensos gigantes dispostos na relva, elefantes cor-de-rosa, ou mergulhos em montes feitos de embalagens de pensos, são apenas outros.

E depois há a grande pérola da publicidade, que é a senhora vestida de encarnado que atira confettis em jeito de celebração e que diz à menina na escola “Olá, eu sou a tua menstruação”. Coisa para traumatizar qualquer jovem adolescente, como é óbvio.

No site da Arbora & Ausonia, somos de imediato recebidos com a frase: “Nuvens que são casas, borbulhas que roubam odores, música, arcos-íris e a menstruação ataviada num fato saia-casaco vermelho. Este é o mundo mágico e livre da Evax.”. Não. Este é o mundo de alguém numa trip de uma droga qualquer.

Esta petição é uma ideia de http://guiadasmulheresparatotos.blogspot.com, e não é para acabar com os anúncios da Evax. É uma chamada de atenção para o facto de serem ridículos e como é aborrecido uma pessoa cruzar-se com aquilo sem querer. É uma petição para algo mais criativo e racional. A campanha com a modelo Nuria de la Fuente a fazer o pino com umas cuecas e um pensinho tanga, não estava nada mal. O target feminino não anda por aí a fazer o pino, mas percebeu a ideia. O masculino, que nem target é, aproveitou aqueles segundos para ver o rabinho perfeito dela. Todos nos lembramos, foi uma boa ideia. Mas também foi a única. Por isso fica a petição. Não para os anúncios terminarem, mas para não continuarmos a ser bombardeados com disparates. Conseguem fazer melhor, não conseguem?

Sincerely,
The Undersigned



Agora é só ir até aqui, assinar e divulgar!

Então obrigadinho e até já :)

22 comentários:

Ruben Alves disse...

Divinal!
Tens de facto toda a razão. Dentro os anúncios estúpidos, tens estas pérolas, os detergentes para roupa, loiça e comida de animais. Em último lugar, os brinquedos do pai natal...

Apoiado Belotinha!
Mesmo não sendo gaja, sou a favor da publicidade criativa e das meninas bem dispostas quando se lembram de pairar na Internet ou pastar em frente à televisão.

Guidaa disse...

está assinado e pronto a divulgar (:

Luh disse...

APOIADÍSSIMO!

Aquela tipa que diz "Olá,sou a tua menstruação" parte tudo!Escrito,parece ainda mais ridículo!

Mia disse...

Não querendo ofender ninguém, pois cada um sabe como se sente melhor, eu não entendo como ainda há muita gente que usa os ditos pensos... Muitas das minhas amigas dizem que sentem mau estar ao usar tampões, ou que se sentem "apertadas" (?)
Sinceramente nem ligo á publicidade dos pensos higiénicos porque há anos que não os uso, apesar de tantaaaaa publicidade (e realmente tens razão, cada uma mais parva e sem assunto que a outra) continuo a achar que são pouco higiénicos, especialmente a parte em que nos levantamos e voltamos a sentar em cima de um penso cheio de sangue.
Os pensos são todos iguais, e já toda a gente sabe para que servem, não sei realmente para quê tanta fantochada nas publicidades...

Boa sorte com a petição :)

PrAtA disse...

petiçao assinada ;)

concordo plenamente :D

S* disse...

AMEI! Tu tens toda a razao mulher. Anuncios pirosos, com frases parvas e sem sentido.

Miss Kitty disse...

Assinadissima! ;)

BJS*

C. disse...

ai tao apoiada=DD esse anuncio lindo do: "olá eu sou a tua menstruação" é de tal modo ridículo k eu mudava logo d canal quando o via:P vou assinar sim!

pamat disse...

Não podia concordar mais!!!

Deixar o pensamento rolar;):)!

É bom que ainda haja liberdade expressão, belo inicio de post;)!

reciclado disse...

Eu não assino! Estes anúncios são extremamente instrutivos e esclarecedores para os homens: eles ajudam a desfazer o mito de que as mulheres durante o famoso período, a tpm ou stm ou não sei que mais, não têm necessariamente que tornar-se neuróticas; inclusive podem tornar-se super divertidas e porem-se a dançar a dança do ventre ou o saturday night fever.

reciclado disse...

Eu não assino! Estes anúncios são extremamente instrutivos e esclarecedores para os homens: eles ajudam a desfazer o mito de que as mulheres durante o famoso período, a tpm ou stm ou não sei que mais, não têm necessariamente que tornar-se neuróticas; inclusive podem tornar-se super divertidas e porem-se a dançar a dança do ventre ou o saturday night fever.

Belota disse...

Hahahah bem visto Reciclado! E quando não estamos a dançar estamos a tentar devolver tartarugas perdidas e a fugir de mulheres vestidas de encarnado. O que também é bom para escapar à rotina do resto do mês! :D

Pipoca disse...

Já assinei e venho aqui assinar por baixo....
beijos

disse...

Concordo com tudo, tudinho! Vou assinar ;)

Eu Mesma! disse...

estou a ir...
estou a ir....

já fui!!!!!

:)

Tia Maria disse...

Por motivos óbvios, não preciso de usar produtos da evax. lol
Mas cada vez que acendia a televisão e me aparecia a senhora de vermelho a dizer “Olá, eu sou a tua menstruação”, o Hulk dentro de mim teimava em querer sair cá para fora. É que não há pachorra. Pior, só mesmo os anuncios de telemóveis.
Já agora, porque é que, se a nossa esposa nos pedir para lhe trazermos pensos, uma vez que vamos ás compras, fica toda a gente no supermercado a olhar para nós quando nós estamos com aquele ar de burro a olhar para um palácio a tentar perceber o que é que é o que no meio de tanta tampão, tampaozinho, penso, pensinho, etc, e outras coisas que nós nao fazemos a minima o que são???? Quer-se dizer, é que nós nao usamos aquilo. lol

Miss Complicações disse...

Belota.... Onde vais t encontrar estas coisas??? HAHAHAHA

Sónia disse...

Ora isto está a avançar em força!
Fora com a mulher da "Olá, sou a tua mesntruação"!!!!!

Tomás disse...

LOl, eu adoro esse anúncio xD. Mas pronto, sou um homem, não é??

E na minha opinião, o anúncio foi feito por um homem, especialmente para os homens lol. A música é divertida, até... mas nunca tinha tomado atenção à letra... que é muito, mas mesmo muito parva lol...

Sara disse...

Ora aqui está um assunto sobre o qual posso versar porque.. sou mulher e publicitária! De facto, como a maioria de vocês, odeio esses anúncios, sendo que a única razão porque fico feliz quando os vejo é pensar: " Ora se há publicitários a fazerem isto que ainda não foram despedidos, eu tenho claramente um lugar neste mundo!" =)
Quanto às frases referidas por ti, e que proliferam nestes anúncios como cogumelos em solos húmidos (juro que isto não era uma piada de mau gosto), há muito que adoptei o belíssimo eufemismo de "Estou a amar ser mulher" para dizer que estou com o período. Porquê?! Porque é divertidíssimo, principalmente dizê-lo entre dentes cerrados pela dor nos rins!
Acho verdadeiramente que alguém que acha que uma mulher com periodo quer shake her money maker, como se não houvesse amanha... só pode ser um homem! Essa é a minha teoria. Não há criativas mulheres a fazer o anúncio da Evax! (e se houver - e saiba-se que não planeava voltar a esta temática - estão sob o efeito de cogumelos)

Alanis disse...

Realmente são mesmo parvos é por isso que uso Tampax, a esses ainda Arbora & Ausonia se lembraram de fazer anúncios, que nem se lembrem please!!!

Anónimo disse...

EU ACHO QUE NÃO DEVERIA USAR UM INSTRUMENTO DE LUTA POR CAUSAS MERITÓRIAS E SÉRIAS PARA BRINCAR...SE NÃO TINHA NADA PARA FAZER. IA AO CINEMA OU AQUI MESMO IA AO YOUTUBE VER COISAS ENGRAÇADAS...ESTÁ A BANALIZAR UM INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO IMPORTANTE E COM ISSO A PREJUDICAR QUEM LUTA POR COISAS REALMENTE IMPORTANTES.